Imposto de Renda 2017: Cálculo

A declaração do Imposto de Renda 2017 é sempre um momento de muita tensão entre os cidadãos brasileiros. Hoje, você saberá quem deve contribuir com o Imposto de Renda 2017 e aprenderá a fazer o cálculo da contribuição. Fique conosco!

2

Imposto de Renda 2017

É muito importante obter informações sobre o Imposto de Renda 2017 para que o trabalhador tenha conhecimento de quanto será descontado de seu salário.

Através das tabelas com as alíquotas do Imposto de Renda publicadas pela Receita Federal, o cidadão consegue calcular o valor que será descontado do salário. Geralmente essas alíquotas sofrem alterações nos valores anualmente, por isso é necessário estar atento aos novos valores.

Quando se trata de Imposto de Renda, é muito importante saber que o cidadão que tiver o maior rendimento terá um desconto maior. Assim, quem tiver um rendimento menor terá um desconto menor.

Através da Tabela do Imposto de Renda é possível verificar, também, quem estará isento da contribuição.

Imposto de Renda 2017: Quem Deve Contribuir?

É muito importante saber que tanto a pessoa física como a jurídica deverão contribuir com o Imposto de Renda 2017. Para cada grupo específico, a Receita Federal divulgará uma Tabela com os respectivos valores de alíquotas.

Em alguns casos específicos, haverá isenção da contribuição do Imposto de Renda. Por exemplo, nas situações abaixo, no ano de 2016, existe isenção do pagamento do Imposto de Renda. Veja:

  • Cidadãos que recebem até R$ 1903,98 por mês

e

  • Aposentados com idade superior a 65 anos

1

Em breve os valores para o ano de 2017 e suas isenções serão publicados pela Receita Federal. Fique de olho em nosso blog para conferir tudo!

Imposto de Renda 2017: Para Que Servem as Tabelas de Imposto de Renda?

Essas tabelas de Imposto de Renda servem para que o cidadão, tanto a pessoa física como jurídica, tenha um norte para saber como calcular o valor a ser descontado e como fazer a declaração.

Na primeira vez que se declara o Imposto de Renda, o cidadão costuma ter muitas dúvidas, por isso a importância dessas tabelas.

Existe a Tabela de Imposto de Renda para pessoas físicas e para pessoas jurídicas. Os descontos para pessoas físicas podem variar de 7,5%, 15%, 22,5% e 27,5% do salário bruto do indivíduo.

Imposto de Renda 2017: Como Fazer o Cálculo?

Realizar o cálculo do Imposto de Renda 2017 não é tão complicado assim.

Para as pessoas consideradas jurídicas é importante estar ciente que a taxa de 15% que se cobra sobre o lucro do estabelecimento, independentemente do valor da alíquota, é obrigatória.

Como nós dissemos, as tabelas do Imposto de Renda servem para você realizar o cálculo a deduzir. No site da Receita Federal, você encontra todas as explicações detalhadas sobre essas tabelas e como fazer esses cálculos.

Clique aqui para acessar o site e veja a tabela mais recente abaixo.

tabela

No próprio site da Receita Federal você encontra programas que auxiliam a calcular o valor a ser descontado para o Imposto de Renda, assim como fazer a declaração deste imposto.

É muito importante que o cidadão obedeça todos os prazos para a realização da declaração para que assim sejam evitadas possíveis pendências com a Receita Federal.

Alguma Dúvida? Deixe um comentário

Your email address will not be published.


*