Imposto de Renda 2017: Cronograma Completo

O Imposto de Renda 2017 deverá ser declarado por alguns brasileiros para a Receita Federal. Você, trabalhador, sabe o que é de fato o Imposto de Renda? Hoje vamos te explicar direitinho o que é o Imposto de Renda 2017 e qual o cronograma a seguir para fazer a sua declaração.

Imposto de Renda 2017

Imposto de Renda 2017

Imposto de Renda 2017: O Que é e Quem Precisa Declarar?

O Imposto de Renda é um desconto feito nos rendimentos desse trabalhador, como se fosse um acerto de contas com o Fisco. O próprio Governo Federal é quem faz o recolhimento desse imposto e determina o valor da taxa a ser descontada.

Todo trabalhador brasileiro que ganha acima de um valor mínimo estipulado pelo governo é obrigado a fazer a declaração do Imposto de Renda 2017.

Em 2016, serão obrigados a declarar o Imposto de Renda todos os cidadãos que obtiverem rendimentos tributáveis acima de R$ 25.661,70.

Essa prestação de contas se dá por meio da Declaração de Ajuste Anual, a famosa DIRPF. IRPF significa (Imposto de Renda de Pessoa Física). É muito importante o trabalhador ficar atento a todas as informações sobre essa declaração, pois existe um cronograma a ser seguido com datas pré-estabelecidas.

É preciso ter em mente que o passo mais importante é fazer a declaração do Imposto de Renda 2017 no prazo determinado pelo governo. Na internet, é possível encontrar todas as informações necessárias para se fazer essa declaração. No próprio site da Receita Federal você encontra todo o suporte necessário para calcular a sua declaração.

3

Imposto de Renda 2017: O Que é Restituição e Malha Fina?

Como dissemos, alguns trabalhadores são obrigados a fazer a declaração do Imposto de Renda se tiverem ganhos a mais do que a taxa mínima imposta pelo governo.

Ainda não foram divulgadas informações sobre as taxas e datas a respeito da Declaração do Imposto de Renda 2017.

Todo começo de ano, entre os meses de março a abril, os trabalhadores precisam prestar contas à Receita Federal através da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda.

Aqueles que contribuíram mais com impostos terão direito a receber a restituição. Já aqueles que tentaram burlar contribuindo menos caem na Malha Fina sendo obrigados a pagarem mais.

O termo Malha Fina se dá pelo fato de se fazer uma filtragem de todos os contribuintes. Os que cumprirem as regras não passam por essa Malha Fina.

2

Imposto de Renda 2017: Como Fazer a Declaração?

As datas para o ano de 2017 ainda não foram divulgadas, então você deverá ficar atento aqui no nosso blog para não perder nenhuma informação sobre a data que você deverá fazer a declaração do Imposto de Renda 2017.

O processo é bem simples. Confira abaixo os passos que você deverá seguir:

  • Reúna todos os documentos que precisarão constar nessa declaração tais como documentos comprovantes de compras de algum bem como imóveis ou veículos;
  • Baixe um programa que ajuda você a fazer essa declaração, o PGD (Programa Gerador de Declaração) através desse site;
  • Preencha todos os seus dados e releia para se certificar que não tem nenhum erro;
  • Escolha o tipo de declaração: ela pode ser simplificada ou completa.
  • Envie sua declaração.

13 Comments

  1. Saquei um premio de loteria nesse mês de dezembro, do premio ficou retido de imposto de renda valor de 3.623 R$, quando eu for fazer minha declaração de imposto de renda 2017 consigo restituir esse valor? (não sou declarante isento do imposto de renda 2017)

  2. o meu marido é meu dependente, esse ano ele teve uns probleminhas de saude e gastei com consultas com psiquiatra, com cirurgia e remedios controlados. Qual é a minha dúvida, o que eu gastei com remédios eu posso declarar ou so vou declarar os gastos com as consultas?

  3. Boa Tarde
    Será a primeira vez que farei meu imposto de renda, era isento, porem meus rendimentos anuais de 2016 passaram do limite minimo.
    Meu IRRF é retido direto no contracheque, o que preciso para ter a restituição de tudo que paguei de IRRF em 2016

  4. Ola no ano de 2016 eu recebi um dinheiro de um processo trabalhista, eu sou dona de casa não possuo renda, como faço pra declara esse dinheiro foram 47.000, 00 eu fiz obras e compreio um carro usado. ?

  5. não recebi a restituição em 2016 por atraso no pagamento da taxa. paguei a multa… eles dizem que não tem previsão de quando vou receber. existe um prazo limite pra eu receber esse valor?

  6. Paguei antecipadamente a primeira parcela da anuidade de 2017 da escola do meu filho, em dezembro de 2016. Declaro esse valor na declaração desse ano (2016/2017) ou na do ano que vem (2017/2018)?

  7. adriana rosa carvalho dos santos fevereiro 1, 2017 at 8:00 pm

    Fui contratada pela Secretária do Estado da Bahia e fique 4 meses sem receber. O meu salário é de 990 reais, entretanto como juntou o montante de 4 meses, ouve retenção do imposto de renda. (Eu sou inseta do imposto). O que eu devo fazer para rever esse valor?

  8. Fui contratada pela Secretária do Estado da Bahia e fique 4 meses sem receber. O meu salário é de 990 reais, entretanto como juntou o montante de 4 meses, ouve retenção do imposto de renda. (Eu sou inseta do imposto). O que eu devo fazer para rever esse valor?

  9. Eu posso botar na minha declaração de imposto de renda gastos hospitalares com meu esposo que gastamos com cirurgia etc?

3 Outros Artigos:

  1. PERDEU O PRAZO DA DECLARAÇÃO DO IR 2017? Veja o que fazer!
  2. Como preencher a declaração do Imposto de Renda 2017: Guia Completo!
  3. PARA QUE SERVE O IMPOSTO DE RENDA? Tire Dúvidas!

Alguma Dúvida? Deixe um comentário

Your email address will not be published.


*