MALHA FINA IR 2017: Consulta Receita Federal

Para não cair na Malha Fina IR 2017, é preciso prestar muita atenção na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda. Entenda por que a Malha Fina IR 2017 é um pesadelo para diversos cidadãos e saiba como consultar e se livrar dela.

malhafina1

Malha Fina IR 2017

O Brasil é um país repleto de impostos, mas engana-se quem pensa que o Imposto de Renda existe somente aqui. Diversos países também trabalham com esse imposto.

Muitas pessoas estão preocupadas e querem saber como fazer corretamente sua declaração de Imposto de Renda 2017 para evitar cair na Malha Fina IR 2017.

No post de hoje, você vai conhecer o que é a Malha Fina – bem como os motivos que levam o contribuinte a passar por ela – e também aprender como fazer a consulta na Receita Federal para saber se você faz parte do grupo de pessoas que caíram na Malha Fina.

MALHA FINA IR 2017: O Que é Malha Fina?

Malha Fina é o nome dado ao processo que verifica inconsistências na declaração do Imposto de Renda. A Malha Fina existe tanto no IRPF (Imposto de Renda para Pessoa Física) quanto no IRPJ (Imposto de Renda para Pessoa Jurídica).

Em outras palavras, a Malha Fina funciona como uma espécie de peneira – ou filtro – que verifica se há inconsistências em todas as declarações realizadas. Caso uma declaração tenha sido feita de forma incorreta, esteja incompleta ou nela conste qualquer tipo de pendência, ela “não passa por essa peneira”, ou seja, fica na Malha Fina.

O que a Malha Fina verifica?

Durante o processo de verificação, a Malha Fina fará o cruzamento das informações fornecidas pelo contribuinte com as informações de estabelecimentos comerciais e instituições bancárias.

malhafina2

Para não cair na Malha Fina IR 2017, o contribuinte precisa prestar muita atenção em todos os dados informados em sua declaração, principalmente em relação aos valores declarados.

O que fazer para evitar cair na Malha Fina?

Se o contribuinte declarar todos os seus rendimentos corretamente, não precisará temer a Malha Fina. Conheça os principais motivos que fazem com que uma declaração caia na Malha Fina:

  • Erro no preenchimento de dados pessoais
  • Omissão de rendimentos
  • Informação errada sobre rendimentos

O que acontece se eu cair na Malha Fina?

Se você cair na Malha Fina, você terá o direito de fazer uma retificação de sua declaração. Em outras palavras, você deverá editar a declaração que já fez, verificar as inconsistências apontadas pela Malha Fina e corrigi-las.

A Receita Federal oferece ao contribuinte a chance de fazer essa correção para evitar que problemas mais sérios possam surgir.

MALHA FINA IR 2017: Como Fazer a Consulta?

Para saber se sua declaração foi retida na Malha Fina IR 2017, você deverá realizar a consulta no site da Receita Federal.

malhafina3

Por enquanto, não é possível realizar a consulta já que as declarações de 2016 ainda não foram realizadas.

Depois de encerrado o período das declarações, a Receita Federal começará a liberar os lotes de declarações que caíram na Malha Fina e então você poderá consultar se o seu nome está presente em um desses lotes.

A consulta é realizada através desse site.

Fique de olho em nosso blog. Assim que os lotes de declarações retidas na Malha Fina IR 2017 começarem a ser liberados, nós atualizaremos esse post para que você possa fazer sua consulta. Acompanhe-nos!

1 Outros Artigos:

  1. IMPOSTO DE RENDA 2017 → Declaração【Guia Passo a Passo!】

Alguma Dúvida? Deixe um comentário

Your email address will not be published.


*