RESTITUIÇÃO IMPOSTO DE RENDA 2017: Como Consultar

Se você chegou até aqui, provavelmente está buscando por informações a respeito da restituição Imposto de Renda 2017. Hoje, vamos explicar para você o que é esse imposto, o que é a malha fina, como consultar a restituição e muito mais. Continue conosco para saber tudo sobre a restituição Imposto de Renda 2017.

Restituição Imposto de Renda 2017

Restituição Imposto de Renda 2017

Restituição Imposto de Renda 2017: O Que é Imposto de Renda?

Imposto de Renda é o nome dado ao tributo em que cada contribuinte (pessoa física ou pessoa jurídica) é obrigado a pagar uma determinada porcentagem de sua renda anual para o governo. Confira também o post completo sobre o Imposto de Renda 2017.

O Imposto de Renda não existe somente no Brasil. Vários países adotaram a cobrança desse tipo de imposto que tem as seguintes características:

  • Generalidade: sugere que todos os contribuintes obtenham rendimentos tributáveis;
  • Universalidade: qualquer rendimento é atingido;
  • Progressividade: quanto maior os rendimentos, maiores as alíquotas do imposto, ou seja, quando maior sua renda, mais você terá que pagar para o governo.

Está curioso para saber mais a respeito da restituição Imposto de Renda 2017, não é mesmo? Logo falaremos sobre isso. Antes, vamos entender mais um conceito que paira sob o Leão do Imposto de Renda: a malha fina.

Restituição Imposto de Renda 2017: O Que é Malha Fina?

Anualmente, entre os meses de março e abril, os contribuintes são obrigados a prestar contas à Receita Federal através da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda.

2

O termo “Ajuste” foi incluído no nome oficial do documento justamente porque é o que melhor representa a declaração: através dela, o contribuinte acerta suas contas com o Fisco.

Os contribuintes que pagaram impostos a menos no ano anterior são obrigados a desembolsar mais. Por outro lado, aqueles que pagaram impostos a mais ganham o direito de receber a restituição.

Geralmente ao final de cada ano é divulgada a lista de contribuintes que receberão a restituição. Aquelas que não estiverem nessa lista são as que caíram na malha fina, ou seja, aquelas que terão suas declarações retidas para que sejam verificadas inconsistências na mesma.

Restituição Imposto de Renda 2017: Como Fazer a Consulta?

Como dissemos, são divulgados os lotes de contribuintes que terão direito a restituição no final de cada ano. Assim, para que você possa realizar a consulta da restituição Imposto de Renda 2017, precisará esperar, provavelmente, até o final de 2016.

Em novembro de 2015, a Receita Federal liberou as consultas ao 6º lote de restituições do IR de 2015 e também aos lotes residuais (para quem havia caído na malha fina nos anos anteriores).

A consulta pode ser realizada através dessa página.

3

Os valores dessas restituições foram pagos aos contribuintes no dia 16 de novembro.

Assim que forem liberadas as consultas aos lotes de restituição Imposto de Renda 2017, nós traremos as informações para vocês em primeira mão. Fiquem de olho no blog para não perder nada!

Restituição Imposto de Renda 2017: Dúvidas?

Se você tem alguma dúvida sobre como funciona a restituição do Imposto de Renda, entre em contato com a Receita Federal.

O Receitafone é o 146.

O atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia e o atendimento personalizado (através do qual você fala com um dos atendentes) funciona de segunda à sexta, das 8h às 20h.

1 Outros Artigos:

  1. IMPOSTO DE RENDA 2017 → Declaração【Guia Passo a Passo!】

Alguma Dúvida? Deixe um comentário

Your email address will not be published.


*